6 de março de 2007

Aula prática de 28 de Fevereiro de 2007

Olá outra vez!

Esta minha primeira aula prática de tecnologias foi muito produtiva! Foi um conjunto de experiências muito gratificante.
Tive oportunidade de criar este blog e de aprender como se cria. O que mais me agradou foi o facto de que o que é criado de início não é definitivo, ou seja, se não estiver contente com o nome e o aspecto da minha criação, sempre posso mudar e… voltar a mudar!!
Nesta aula tive oportunidade de responder ao questionário sobre as competências “informáticas” e fiquei agradavelmente surpresa por ter tido uma pontuação muito boa, porque de certa forma isso fez-me aperceber que até tenho bastante desembaraço a trabalhar com computadores.
Foi também nesta primeira aula que tive uma outra experiência nova: criar a minha primeira “photostory”. Esta sim foi uma experiência muito gratificante. É incrível o que se pode fazer com apenas 3 fotografias e um bocadinho de imaginação. Claro que não o fiz sozinha e a ajuda das minhas colegas com as suas ideias fantásticas ajudaram. Não sei se partilham da minha opinião mas eu gostei bastante desta minha primeira “photostory”, principalmente porque foi feita um bocado “à pressão” e acabou por não sair nada mal!


Agora para quem deseja um bocadinho mais de informação aqui vai um bocadinho da história do blog.

1997 – Jorn Barger, concebeu o termo weblog, definindo-o como uma página na Internet, onde diariamente se relatava todas as outras páginas da Internet que encontrava.
1999 – Rebecca Blood, pioneira no uso dos blogs, relatou as suas experiências, dizendo que os blogs eram diferentes tanto em forma como em conteúdo dos que os precederam. Mais tarde nesse ano, várias empresas lançaram softwares desenvolvidos para automatizar a publicação dos blogs. Um dos softwares lançados foi o Blogger.
2000 – Blogger introduziu uma inovação no seu software: o permalink conhecido como a ligação permanente ou apontador permanente, os permalinks garantiam a publicação num blog uma localização permanente, uma URL. O processo de comentar os posts, foi possível graças a hakers que criaram programas de comentários.

Este foi um pequeníssimo resumo do que foi encontrado no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/blog


Na aula teórica do dia 2 de Março de 2007 foi bastante referenciado o programa Logo.
Logo é uma linguagem de programação, voltada principalmente para as crianças. É fundamentado na teoria de construtivismo de Piaget. O ambiente Logo tradicional envolve uma tartaruga gráfica, que está pronto a responder aos comandos do utilizador.
Este processo de aprendizagem baseia-se no facto de a aprendizagem da criança não é passiva, é interagindo com os objectos vão descobrindo e desenvolvendo conceitos, por exemplo geométricos.
Esta linguagem de programação foi desenvolvida em Massachusetts Institute of Tech, Boston, Estados Unidos da América, pelo Professor Seymor Papert, em 1980.

Para mais informação consultar os seguintes sites:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/educ27f.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/logo
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/educ27g.htm

Como certamente verificaram dos temas que tratei neste post encontrei referencias na wikipédia. No próximo post farei uma pequena perspectiva histórica sobre a wikipédia e o seu percurso nestes anos.

1 comentário:

Annie disse...

ja vim cá..onde ta o cafe prometido?